top of page

Mabon - O equinócio de Outono e o dia de Ação de Graças no paganismo

  • Foto do escritor: Adriana Vicente
    Adriana Vicente
  • 23 de dez. de 2024
  • 2 min de leitura

Hoje vou falar um pouco sobre o sabbat Mabon, ou Equinócio de Outono, celebrado pelos praticantes de algumas crenças celtas, como a Wicca, em 22 de setembro pela Roda Norte e por volta de 20 de março pela Roda Sul.  Mabon é um dos três sabbats da colheita, e ocorre quando dia e noite tem a mesma duração (por isso é chamado de Equinócio).


ree

É um período para celebrar a chegada do Outono, quando o deus Sol se prepara para partir e a Deusa, grávida, prepara-se para o nascimento do Deus em Yule. Mabon é considerado como o Dia de Ação de Graças no paganismo, onde todos agradecem aos deuses pela boa colheita durante o ano. Após esse sabbat, os dias começam a ficar mais curtos e as noites mais longas.


Origens e costumes de Mabon


O Deus Sol começa a ficar mais fraco e se prepara para partir ao País do Verão, deixando sua semente plantada na Deusa, que se prepara para o nascimento do Deus Sol novamente, em um eterno ciclo de morte e renascimento. Vamos lembrar que no paganismo em geral (não só na Wicca e vertentes) o conceito de morte definitiva não existe. Tudo se move em ciclos, em um eterno processo de morte e renascimento. É uma boa forma de pensar alguns aspectos da nossa vida.


Antigamente tanto o Sol como a Lua eram venerados pelos pagãos. Por conta disso, eles acreditavam que nessa época o Deus Sol estava morrendo lentamente, partindo para o país de Verão (por isso o inverno chegava). A Deusa estava grávida, o Deus Sol nasceria novamente em Yule e cresceria aos poucos, conforme as estações do ano fossem passando, até chegar ao seu auge, no Verão.



ree

O dia de ação de graças, tão comumente comemorado nos Estados Unidos, baseia-se muito nas origens desse sabbat. É um dia para agradecer por tudo o que temos em nossa vida. Por isso é costume fazer um grande banquete com um monte de comida nesse dia. Também devemos meditar sobre o que queremos para o futuro, devemos plantar nossas 'sementes' para germinar ao longo de nossa vida. É um momento para reciclar nossos sentimentos e pensamentos. 


Enquanto em Lughnasad comemora-se a primeira colheita, em Mabon agradece-se por toda a colheita ao longo do Verão. Vale lembrar que antigamente era um costume muito comum agradecer e celebrar as colheitas, pedir proteção no frio, etc., porque a vida não era tão 'fácil' como agora (e nem tinham tantos supermercados...). É também um período para se preparar para o inverno que se aproxima aos poucos.



ree

Blessed Mabon!


Comentários


© 2025 por Adriana Vicente. Orgulhosamente criado com wix

  • Whatsapp
  • Pinterest
  • Spotify
  • TikTok
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
bottom of page